Etecetera

Pintura

A pintura é o principio de tudo, é onde se manifestam em primeira instância as primeiras mudanças sociais e politicas da história. Os pintores são, de forma repetida os primeiros a questionar, sem pretenção, as questões fundamentais da organização gregária.

Movimento favorito é o impressionismo, sobretudo Monet e Sisley mas também Gauguin ou Degas. Visitar o Museu D`Orsay foi um dos momentos mais agradáveis que me recordo em viagem.

Agrada-me igualmente o Surrealismo, por consequência do Dada, não só na pintura, mas também na arquitectura (Gaudi), artes plásticas (Man Ray), cinema (Bunuel) e escrita (André Breton).

Literatura

Lêr é um prazer incomparável. Tipicamente não creio que exista coisa escrita que não mereça ser lida! De Margarida Rebelo Pinto a Kafka tudo me parece bem e me dá gozo folhear.

Obras(carreira) de relevo são a de Eça, Dostoievski, Graham Green, Gabriel Garcia Marques e todos os da “realidade mágica”, Marquês de Sade, Manuel Alegre e Inês Pedrosa.

Livros de referência são ” A Divina Comédia” de Dante, “Fausto”, “As Fábulas de La Fontainne “, “Candido” de voltaire, “Os miseráveis” de Dummas, “As vinhas da ira”, “On the road”, “O retrato de Dorian Gray” de Oscar Wild e tantos outros.

Fotografia

O melhor da fotografia é a inocência de olhar…pela enésima vez alguma coisa, como se fosse a primeira vez.

O estilo que mais gosto é “flanneur”, o fotografo que se mistura, se funde com o meio. O “outsider” que se integra nos ritmos, nos sitios, nas gentes e nas coisas que elas fazem.

Fotografia de moda, de publicidade, reportagem e viagens…trabalhos técnicos e encenação…retratos e paisagens, fotos de arquitectura…enfim de tudo um pouco.

!

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed