p`la sua saudinha!!

Agosto 21, 2009 at 10:26 am Deixe um comentário

cirurgia2

Estávamos tranquilamente a tomar o café após o jantar, a Rita e eu, naquele limbo televisivo em que geralmente terminam os dias de trabalho, assim numa meia sonolência preenchida de imagens comentadas sem grande interesse e que servem sobretudo como malha de fundo para os pensamentos divagadores sobre o que certo sujeito disse horas antes  num trabalho ou uma tipa afirmou sobre uma proposta, entre outras minudências do Portugal empresarial.

Estávamos nós nestes preparos e estava a SIC em mais uma brilhante incursão no jornalismo de investigação ao melhor estilo BBC, mas sem a qualidade, sem o interesse nem a a inteligência que caracteriza o jornalismo dos ingleses, enfim estava num daqueles programas tipo “A Grande verdade!” ou ” Toda a reportagem” ou outro desses nomes sonantes que sugerem muito e apresentam pouco! Aquilo parece que era sobre insuficiência cardíaca ou coisa assim e Rita espantava-se com os avanços da ciência médica, ao que parece tinham aberto o peito a uma criança, tinham espetado um implante tecnológico qualquer ligado ao coração e assim tinham conseguido salvar este ser humano que se esforçava animadamente nas imagem por mostrar que conseguia tentar jogar futebol como outra criança qualquer!

Ora eu acho que a ciência médica é tudo menos avançada! Já tinha exprimido a catástrofe em que penso vivermos diariamente num post chamado “maus fígados!” e “maus fígados 2!” , na altura estávamos longe ainda da “crise” e da dissertação sobre a forma como nos escolhemos organizar à entrada deste novo século. Na altura não falei sobre a ciência médica e aproveito para fazê lo hoje.

O conceito geral de medicina no mundo ocidental é uma desgraça, espera-se que as pessoas andem nas suas vidas e que a qualquer momento adoeçam! Isto é para qualquer pessoa que pense suficientemente no assunto um crime hediondo, somos mais coisa menos coisa como os carros e os electrodomésticos, espera-se de nós que funcionemos razoavelmente mas tem-se a certeza que mais dia menos dia iremos avariar, é nessa altura que vamos ao médico, justamente na altura em que nos dói alguma coisa ou temos alguma desconfiança com o nosso próprio corpo!

Não vejo grande distinção entre um mecânico e um médico nestes casos, uns e outros avaliam a máquina e mais coisa menos coisa advinham o que se poderá passar,vai daí e intervêm,uns substituem peças os outros não as podendo substituir remendam como podem, ontem com jumentos e mesinhas hoje com ultrasons, radiografias e ás vezes ainda com mezinhas.

O médico é nas mais das vezes um advinho que suspeitas através de deduções e observações vagas que a pessoa que tem na sua frente pode estar a sofrer de maleitas, nesse caso existe o receituário para a cura.

Esta outrora nobre profissão que tentava por todos os meios aliviar as dores da nação hoje está totalmente pervertida, os jovens estudantes de medicina ambicionam estudar no estado, aprender no estado para depois servir no privado. Faz lembrar um bocado o que antigamente faziam os pilotos da força aérea com brevet de aviação! Estes nababos já não querem servir o intuído civilizacional do sistema nacional de saúde, o serviço público pouco lhes interessa e muito menos lhes interessa a saúde dos seus doentes, o que lhes interessa é a doença da populaça e quantos mais melhor….mais exames podem prescrever, mais colheitas, mais intervenções cumprindo assim os objectivos das fábricas de dinheiro que são os hospitais privados dos Melos e outros que tais.

foto_propaganda_enganosa

O médico não é hoje um homem sério cumprindo as suas responsabilidades, ninguém acredita já no “doutor”, as pessoas saem da consulta e quando ouvem o “verde, código, verde” do farmacêutico perguntam-se porque carga d`água as 8 caixas de remédios que lhes custou aquela fortuna são todas do mesmo laboratório e mais tarde perguntam-se porque carga d`água é que têm a dispensa cheia de lamelas perdidas e caixas abertas de coisas que nunca chegaram a consumir até ao fim! O médico de hoje é distinguido pelo exército de propaganda médica entre os que “dão à caneta” e os que o não fazem, já muito poucos estes últimos. Na sua maioria esta gente recebe animadamente viagens, electrodomésticos e até dinheiro por ajudar a cumprir objectivos comerciais dos laboratórios de investigação. O genérico não dá uma máquina de lavar roupa da siemens e o paciente saudável é uma maçada, um prejuizo que não se tolera muito!

jff_5752-copia

Ora paciente é o que o Português médio tem de ser quando sentado nos bancos do serviço nacional de saúde, do posto médico, ao centro de saúde, do hospital à enfermaria a paciência é a palavra de ordem….não há “médico”, não tem “agenda”, “não existe essa especialidade”, ou pura e simplesmente o “doutor não está” este é o timbre com que se atende a pessoa desesperada, esperando ao frio e ao calor, com uma senha na mão que mais não serve para comparar quem está mais desgraçado que o outro nessas esperas intermináveis. O sonho gorou-se por completo, as pessoas pagam os seus impostos quando não conseguem fugir, na esperança de que o seu dinheiro lhes dê alguma coisa em troca e essa coisa que recebem é um banco de espera onde ficam moribundas mais de 80% das doenças que as pessoas levam ao SNS, ficam saudáveis de tanto esperar pela cura….é caso para dizer que o melhor remédio é esperar!!

….continua

Entry filed under: Desabafos, escrever por escrever, eu...e os dois leitores do blog!!. Tags: .

chefchaoen blues! Haneke, coisas para ver!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

Blog Stats

  • 62,514 hits

%d bloggers like this: