A minha casa em Paço D`Arcos

Novembro 27, 2008 at 2:00 pm 3 comentários

Vista da varanda das traseiras

Vista da varanda das traseiras - Centro Histórico

..é absolutamente cusrioso esta minha minha mania de escrever sobre as minhas casas, quando estava em Angola era sobretudo para que a família e amigos tivessem uma maior visualização do sitio onde estava. Todavia não deixo de observar o seguinte….desde 2001 já vivi na casa de Santos o Velho, que era uma loucura, tracando depois pela casa do Tiago em Luanda quando para lá fui, passados 4 ou 5 meses troquei para a minha casa da da Maianga, junto ao BES e depois para uma outra na Maianga mas em frente ao Largo da Maianga mesmo

…..entretanto quando cá cheguei fui para a minha casa de Lisboa, na Alameda e mais tarde quando casei fui para a minha casa de S. Miguel das Encostas em Carcavelos….entretanto mudei este ano para a minha casa de Paço D`Arcos….é incrível, 7 casas em 7 anos….confesso que estou cansado de andar com as imbambas ás costas e esta casa é talvez a melhor de todas as que já tive!

Vista da varanda da frente - Centro da Vila

Vista da varanda da frente - Centro da Vila

A minha casa de Paço D`Arcos tem uma coisa que nunhuma outra casa até agora teve (excepto a casa da familia em Carcavelos), tem um espaço só para a minhas filhas!…isto tão mais espantoso quanto o facto de ser eu a escolher as coisas todas do quarto, claro coma ajuda da Rita que é uma querida nestas coisas. Assim e em baixo temos essa quarto das brincadeiras com o mais recente objecto que é o palácio das princesas!!..aahh é sucesso com as minhas filhas e as amiguinhas!

Quarto das brincadeiras - a sul!

Quarto das brincadeiras - a sul!

Ora bem temos também o hall de entrada na casa…enormissimo, vá se lá saber com que objectivo…ali se podem encontrar por enquanto um belissimo quadro de um artista de Barcelona que mo ofereceu aquando de um convite que lhe fiz para uma exposição….uma gentileza!…obrigado Zozen adoro a tua simbologia meio marada e sobretudo as cores.

Ali habitam também os meus livros favoritos…o dicionário Moraes (oferta em vida do meu Avô) que me serve sempre para tirar dúvidas sobre as palavras…podem crer que é o único que tem as definições correctas sem margem para dúvida!…é fantástico!…e também lá andam o Goethe, Dante, Eça de Queiroz, Somerset e tantos outros que são os meus favoritos! há-de ser neste hall de entrada que hei-de começar a fazer uma coisa que tinha em Angola, na casa da Maianga que era exposição das minhas fotografias….enfim mais uma ideia daquelas!..a ver vamos se consegue sair da cabeça para as paredes.

Hall de entrada!

Hall de entrada!

O meu quarto ainda está em desenvolvimento, se bem que tem algumas das coisas que sempre tenho nos meus quartos….cama baixa, poucos objectos e alguns apontamentos esquisitos….aqui é ainda um moldura sem nada….estou à procura de qualquer coisa com a Rita que se encaixe ali e que possa com a cor da parede e a lindíssima moldura (apaixonei-me por ela numa ida à feira da ladra), fazer uma espécie de instalação…é assim, sempre com coisas por acabar!Aqui o objectivo é criar também um sitio de leitura, “um canto de lêr!” daí que já lá esteja a cadeira!

, Quarto!

Quarto!

A sala é muito confortável e grande…é básicamente um sitío de socialização e sobretudo de televisão, também abre para uma varanda que dá para o centro da Vila e que muitas vezes já desfrutei, sobretudo nos longos dias de verão em que no fim de tarde o sol consegue ainda bater ali!…ao fundo conseguesse ver um dos meus objectos favoritos, o vaso daquela planto do canto, aliás as plantas para quem me conhece teem sempre muita importância e estas andam comigo já há algum tempo!…vê-se também a minha mesa de centro tipíca!…sempre com cigarros, cinzeiros, chavenas de café e muitos livros que acabam de chegar para serem lidos…desta vez foi a Rita que os trouxe…Woody Allen, Shakespeare, Fernando Pessoa, Um livro sobre a vida nos musseques de angola e até um de poesias do Pai da Rita!!

Sala de estar!

Sala de estar!

…e é isto, para os meus amigos de Luanda que ainda cá não puderam vir que não sabem das coisas que cá vou fazendo ou como vou vivendo aí fica o registo…e já agora para mim também, para daqui a uns tempos vir cá lêr este post e me lembrar de mais esta casa, desta vez a de Paço D`Arcos, onde estou instalado de forma magnifica, no centro da vila, paredes meias com a zona histórica de acesso pedonal…com tudo ao pé (estação, mercado, pingo doce, oeiras parque, jardins, praia, parques infantis, restaurantes e esplanadas) e ainda por cima a dois minutos do trabalho!!

Entry filed under: escrever por escrever, eu...e os dois leitores do blog!!, posts da tuga. Tags: , .

A nova Luanda Alguma coisa tem que mudar!

3 comentários Add your own

  • 1. x leitora do blog  |  Novembro 28, 2008 às 10:41 pm

    Ora cá está o Pedro de volta e em grande força!
    O “Zozen”, parece vibrante, assim visto de esguelha! A moldura assim, só por si, maravilhou-me. Que excelente ideia para eu copiar!🙂
    kandando!

    Responder
  • 2. pedromoraiscardoso  |  Dezembro 2, 2008 às 10:31 am

    Mariaaaaaa…que bom lê-la por cá novamente!!…grande beijinho

    Responder
  • 3. Henrique Silva  |  Março 12, 2009 às 11:54 pm

    Ainda bem que estás mais perto da nação carcavelina! Espero que isso signifique que apareças mais vezes. Um grande abraço
    Ricki

    Responder

Deixe uma Resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

Blog Stats

  • 62,514 hits

