para acabar de vez com a Cultura!

Novembro 25, 2008 at 6:55 pm Deixe um comentário

woodyall

O woody allen para quem gosta (e eu gosto) é uma espécie de génio!….tenho visto todos os seus ultimos filmes e também os mais antigos. O que eu não suspeitaria é que este woody allen é também um escritor de mão cheia, o seu universo meio psicótico, meio paranóico é reflectido neste livro duma forma assombrosa.

Existem aqui as mais interessantes pérolas como ” o chefão” uma espécie de triller negro da américa mafiosa, cheia de personagens soturnas, narrações na primeira pessoa, gangsters e a tradicional loira imponente que procura os serviços do detective privado obscuro!…só que aqui o “caso” é a procura de Deus, nada mais nada menos!….a loira é uma doutorada em filosofia, casada com um diletante entre as diversas derivações do pensamento filosófico…os informadores são versados em Platão, ou Nietzsche e o na pesquisa para encontra-Lo o detective depara-se com uma série de obstáculos postos pela organização que é nem mais nem menos que a igreja católica….num dos diálogos chega a sentar-se numa mesa com o Papa, o chefão, que entre pratos de comida italiana e dissertações sobre a existência de poderes divinos tenta dissuadir o detective a não procurar Deus….é imperdivel!!

Existe também aqui a “correspondência Gossage-Verbedian” que nos vai transportando pelas cartas que estes dois personagens trocam a propósito de um jogo de xadrez que estão a fazer….as cartas versam sobre as posições das peças, as movimentações e as respectivas contra respostas…..tudo isto acompanhado de uma série de equívocos e esclarecimentos pois os dois personagens parecem ter ideias distintas sobre o desenrolar do jogo….chega a parecer que estão a jogar dois jogos distintos onde se consideram ambos em vantagem!….sucedem-se os cheque mates e os cavalos a tomarem torres e rainhas numa ladainha demasiado interessante para ser sobre o tema que é!!….fantástico.

Existem muitas outras histórias e disparates mas sem duvida que a mais fantástica reporta uma série de notas do diário de um revolucionário da América Latina ” Viva vargas” que ponho aqui como teaser deste sensasional Livro do Woody Allen.

imagem

” 15 de Agosto: Tomámos a Capital! Seguem-se os incríveis pormenores:

Depois de longos debates, os homens votaram e decidiram colocar as últimas esperanças numa missão suicida, desejando que o elemento da surpresa fosse justamente o que faltava para neutralizar as forças superiores de Arroyo. Enquanto marchávamos pela selva em direcção ao palácio, a fome e a fadiga amoleceram lentamente uma parte da nossa resolução e, ao aproximarmos-nos do destino, decidimos mudar de táctica e ver se com servilismo a coisa ia. Entregámos-nos aos guardas do Palácio, que nos conduziram, sob a ponta das armas, à presença de Arroyo. O ditador tomou em consideração o facto atenuante de nos termos entregue voluntariamente e, apesar de ainda planear estripar Vargas, o resto de nós ia apenas ser esfolado vivo. Reavaliando a situação à luz desta nova ideia, ficamos em pânico e fugimos em todas as direcções, enquanto os guardas abriam fogo. Vargas e eu corremos pela escada acima e, em busca de um lugar onde nos escondêssemos, irrompemos pelo boudoir de Madame Arroyo, surpreendendo-a num momento de ílicita paixão com o irmão de Arroyo. Ficaram ambos muito perturbados. O irmão de Arroyo sacou, então, de um revolver e disparou. Sem saber, o tiro actuou como sinal para um grupo de mercenários contratados pela CIA para limpar as colinas da nossa presença em troca da garantia de Arroyo aos Estados Unidos de que deixaria abrir um cadeia de quiosques de sumo de laranja. Os mercenários, eles próprios confusos quanto aos aliados de momento, em virtude de uma politica externa americana desde há semanas indecisa, atacaram o palácio por engano. Arroyo e os seus conselheiros suspeitaram de súbito, de uma traição da CIA e viraram as armas contra os invasores. Concomitantemente, um atentado para assassinar Arroyo, longamente preparado por um grupo de maoistas, falhou quando a bomba que tinham colocado num taco rebentou prematuramente, exorcizando a ala esquerda do palácio e projectando a mulher e o irmão de Arooyo por entre as vigas de madeira.

Agarrando numa mala cheia de livros de cheques de bancos suíços, Arroyo saiu pela porta das traseiras e saltou para o sempre operacional jacto particular. O piloto descolou no meio do tiroteio, mas, confundido com os acontecimentos febris que se passavam, enganou-se no manípulo e pôs o avião em voo picado. momentos depois despenhou-se no acampamento mercenário, devastando os seus efectivos e fazendo-os desistir.

Durante todos estes acontecimentos, Vargas, o nosso líder bem-amado, adoptou uma brilhante política de esperar para ver, que executou colocando-se imóvel ao pé da lareira, disfarçado de estátua de escravo negro. Quando a costa ficou livre, avançou em bicos de pés até ao gabinete central e tomou o poder, só parando pelo caminho para abrir o frigorífico real e sacar uma bem condimentada sanduíche de presunto.

Comemorámos a vitória durante a noite inteira e ficámos todos bêbados. Falei, mais tarde, com Vargas sobre a séria tarefa que era dirigir o país. Apesar de acreditar que as eleições livres são a essência de qualquer democracia, prefere aguardar que o povo se torne mais educado antes que haja qualquer votação. Até lá, improvisou um complicado sistema de governo baseado numa monarquia absoluta por direito divino e recompensou a minha lealdade permitindo que me sente à sua direita durante as refeições. Sou ainda o responsável pela limpeza das latrinas.”

Pedro.

Entry filed under: Desabafos, Jornadas e descaminhos, posts da tuga. Tags: .

…blá, blá, blave you! A nova Luanda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

Blog Stats

  • 62,514 hits

%d bloggers like this: