o bom cinema português!!

Maio 6, 2008 at 9:06 pm 1 comentário

Calhou ir a uma estreia de cinema, nem sabia ao que ia mas lá fui naquela de que cinema é sempre bom e sem pagar é sempre melhor!….Calhou que era um filme dum tipo novo, a estrear nas longas o Paolo Marinou-Blanco e calhou bem porque é um grande filme do bom cinema português!!

Goodnight Irene….a não perder estreia no dia 15 de maio numa série de cinemas e o site fica aqui.

O realizador tem um percurso interessante, feito lá fora em nova yorke e decidiu filmar em Lisboa esta estória muito interessante que nos fala de pessoas.

A minha opinião é que o rapaz conseguiu fazer um trabalho muito bom e pouca coisa falha de tal forma que me parece ser daqueles filmes que não ficam nada a dever á escola francesa ou espanhola, facilmente confundia este com um dos do Ozon…na boa!

O primeiro problema é a lingua que é diferente nos actores, o Robertl Pugh é inglês e o Nuno Lopes e a Rita loureiro portugueses portanto aquilo era um problema, lembro-me de um filme muito interessante da Inês medeiros sobre o 25 de Abril que ela uniformizou a língua com dobragem feita depois da montagem. O Paolo fez aqui uma coisa muito mais inteligente, que funcionou na perfeição, caminhou para falar sempre em inglês mas partindo do Português e em primeira instância fez um exercício com o britânico em que ele se expressa sempre em tuga para depois fazer as personagens, na altura em que praticamente só interagem entre si, falarem em inglês sem no entanto abdicar de obrigar o Pugh ao português sempre que a naturalidade da cena o impunha!….fantástico, simples e com tanta facilidade que fez este exercicio de resolução de problema funcionar a favor do filme incrementando humor a um personagem rico noutras caracteristicas, abriu, deixou de ser impenetrável.

Esta fase é o melhor do filme…a da introdução dos personagens e enquanto dura a presença luminosa da Rita em cena o filme mantém-se num registo fabuloso. Depois perde-se um bocado, esmorece mas continua interessante, aquela personagem do Nuno Lopes está muito interessante cheia de coisas, de ideias faz lembra o Jeunet…esse personagem e aquela cena do bar em que o Inglês sai de caixão, completamente no registo “delicatessen” ou “Amelie Poulin” mas sem cópia, só por aproximação ao facto muito meritório de serem cenas de grande sofisticação e criatividade. Embora esta personagem seja rica o Nuno Lopes não consegue fazê-la funcionar, não faz acontecer a química entre as duas pessoas, Pugh e Nuno, depois do desaparecimento da Rita loureiro. Aquilo ás tantas podia ser problema de guião mas não é pois existem pontos de grande ligação entre os dois, o facto de decidirem ficarem na casa dela, a cena da condução da cadeira de rodas, a bebedeira conjunta, aquela cena brilhante da invasão da casa do pai dela com tiros à mistura e depois a viagem a ida ao hospital….enfim uma profusão de coisas de ligação, mas enfim não consegue o efeito na plenitude e é uma pena pois o final está brilhante também e seria uma grande, grande obra se tudo tivesse funcionado tão na perfeição quanto o resto das coisas.

Resta só dizer que desde os locais escolhidos para filmar, á iluminação, fotografia e produção está tudo no melhor nivél que se pode pedir…e o que se pode pedir é muita qualidade, qualidade mesmo!!

Parabéns fantástico e obrigado por um filme excelente, mais uma hora e meia de grande qualidade.

Entry filed under: arte, art_attack, eu...e os dois leitores do blog!!, posts da tuga. Tags: , , , , .

…no meio duma vertigem de crise alimentar …a verdadeira natureza do amor!

1 Comentário Add your own

  • 1. kang4roo  |  Maio 7, 2008 às 9:45 am


    Obrigado.. Info agradável…

    Se Você Precisar de UM Blog, Tente Olhar “Leoxa.com”
    (Os Temas São Tão Atraentes)

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

Blog Stats

  • 62,514 hits

%d bloggers like this: