…no meio duma vertigem de crise alimentar

Maio 6, 2008 at 12:19 am 3 comentários

porque é que ninguém fala da PAC e da politica de subsidiação à não produção que foi abundante nos anos oitenta?…e porque é que ninguém pergunta ao Senhor Presidente porque que carga de água é que ele foi tão bom aluno naqueles anos de suvserviencia europeísta?!?

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

….mais cinema lá no indie! o bom cinema português!!

3 comentários Add your own

  • 1. Maria_aqua  |  Maio 7, 2008 às 8:02 am

    Olá Pedro,

    Confesso que me sinto confusa e também preocupada com tudo isto que se vai ouvindo.
    Sendo que esta é uma crise internacional (o arroz desapareceu das prateleiras dos supermercados nos EUA, desde NY até à Califórnia, a Índia e o Brasil proibiram a sua exportação eu pergunto:

    será que esta crise se deve a mera especulação económica? Será que tem a ver com a substituição das culturas tradicionais pelas culturas de biocombustíveis? Será qualquer outra coisa que me escapa?

    Por outro lado, sendo que Portugal pouco produz e tudo importa, que medidas podem ajudar a enfrentar e a ultrapassar a crise?

    Pelo sim pelo não começo a pensar em fazer cultivo de subsistência, aqui na “terrinha”. Chiça!

    Responder
  • 2. pedromoraiscardoso  |  Maio 7, 2008 às 11:47 am

    Cara Maria;

    Que bom vê-la de novo por aqui!…suponho que isto seja sobretudo uma grande incompetência na gestão de stocks a nível mundial, sabe que isto da globalização é só para o que interessa…o cenário é o mais apropriado a isto uma crise petrolífera duradoura e galopante, natural especulação nos mercados de capitais com estes bandidos a refugiarem-se naquilo que podem incluindo os seriais, catástrofes ambientais e maus anos agrícolas….enfim juntou-se tudo!

    Agora uma coisa não nos podemos esquecer aqui na Europa…durante muitos anos nos convenceram de que o grande problema da nossa agricultura eram os excedentes, sim excedentes agrícolas e que por causa disso teríamos de produzir menos, fazendo um processo de destruição do nosso território agrícola e do seu potencial de exportação. Tudo isto a favor do proteccionismo francês e do seu pujante tecido de agricultores….ora venderam-nos isto como um facto!…e agora?!?

    Ao que parece para nós o problema até é reduzido porque temos produção suficiente interna, até pode representar uma oportunidade para os nosso agricultores….já no que diz respeito aos suinicultores e restante mercado de carnes parece ser catastrófico porque em termos serialíficos importamos quase tudo o que precisamos para a base das rações….ora aí vamos ver o que pode acontecer mas é mais que certo o aumento galopante….mais um!!

    até jazz

    Responder
  • 3. pedromoraiscardoso  |  Maio 7, 2008 às 11:49 am

    ….quanto á sua horta….força, parece que é dado adquirido que elas são cada vez mais um factor de qualidade de vida e grande sofisticação!!….bem haja

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

Blog Stats

  • 62,514 hits

%d bloggers like this: