um monstro na sala!….caramelo em versão ternura e um país demasiado perverso até para os novos! – 2º

Março 18, 2008 at 10:22 am 1 comentário

caramel.jpg

Sukkar Banat no original é um filme sobre a ternura, sobre o amor ou a falta dele em vários espectros da vida quotidiana. É uma comédia romântica em versão Libanesa, no ambiente de uma Beirute de inspiração muculmana liberal nos hábitos e Cristã na cultura religiosa.

É impressionante observar este tipo de realidade, o libano é já ali e pouco ou nada sabemos daquilo, pelo menos eu e é através de filmes deste género que melhor podemos observar as sociedades, aqueles tipos e tipas completamente muculmanos na aparência são cristãos mesmo e até uma procissão, o único pecado de imposição de que o filme sofre, da virgem maria aparece a alegrar o dia e por entre pai nossos maquinais e o sinal da cruz vemos uma turba de gente árabe a exercer o cristianismo apostólico romano….é interessante demais.

18765070.jpg

De resto o universo simples em que se desenrola a trama é o mais interessante, a realizadora Nadine Labaki faz o papel de uma mulher que é amante de um tipo casado e ainda tem esperança que ele deixe a mulher, um clima tantas e tantas vezes tratado mas nunca com tanto carinho pela personagem, aquele toque de buzina seguido de um telefonema que é o sinal de mais uma tarde de pecado e de humilhação feminina é superiormente tratado e tudo o que sucede depois desta constatação inicial é simplesmente sublime, fluido e intencional.

caramel_1.jpg

Simultâneamente a esta estória “principal” desenralam-se mais quatro dramas individuais, uma actriz ultrapassada a participar em castings para filmes publicitários, uma mulher homosexual num flirt com uma cliente, super sensual, uma outra mulher, mulata, que se vai casar já não sendo virgem com um rapaz proveniente duma familia tradicional muculmana e receia o resultado daquela noite de núpcias de revelação. A última estória lateral deste filme fala de duas mulheres, uma meio louca cuja diversão principal é apanhar papeis do chão e gritar impropérios vários à outra que sendo mais nova não se chega a perceber se é filha ou irmã….esta mais nova ve-se na iminência de libertação daquele quadro opressivo de loucura, através duma paixão entre velhos…..um cliente, senhor antigo  pretende sair e namorá-la e no entanto, nessa vertigem de libertação e vida a coragem para abandonar a outra não chega a ser suficiente e a imagem da ternura aparacesse aqui como em outras cenas de uma forma velada, mascarada de naturalidade, da simplicidade com que pessoas iguais se relacionam. É um filme a não perde de qualquer forma!

Entry filed under: arte, escrever por escrever, eu...e os dois leitores do blog!!, posts da tuga. Tags: .

that`s what she wants! um monstro na sala!….caramelo em versão ternura e um país demasiado perverso até para os novos! – 3º

1 Comentário Add your own

  • 1. maria  |  Março 20, 2008 às 6:07 pm

    Não perdi este Caramelo, claro, que eu também gosto de perceber a igualdade através das diferenças.
    Conheci em tempos um Libanês, numa viagem de comboio, quando Portugal ainda não era “Europeu”. Fiquei apaixonada pelo Líbano, que me foi descrito através das impressões dele, um estudante em França. Antes disso, nos “Encontros de Fotografia” de Coimbra, na sala das caldeiras, tinha visto um Líbano destroçado pela Guerra. E é assim, que vou conhecendo outras formas de ser e estar: através dos olhares dos que têm autoridade para dar voz aos seus valores e culturas: os próprios.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

Blog Stats

  • 62,514 hits

%d bloggers like this: