às voltas com a arte e os ofícios!! – 4

Agosto 15, 2007 at 2:55 pm Deixe um comentário

painters22.jpg

O que me sempre fez identificar com “impressão:aurora” do Monet foi exactamente a palavra impressão…segundo o dicionário Moraes que felizmente já posso consultar por estar em casa, a palavra impressão quer dizer isto!

acção de imprimir, ou o effeito, signal ou vestígio…..etc.(os dois éfes e o gê estão lá….coisas antigas são assim!)

….ora este sinal, o vestígio é que eu acho que fazem sentido nestas coisa e eu lembro-me de ter olhado aquela impressão ( como em acção de imprimir, pois foi num livro que a vi) e ler-lhe a legenda….não tive dúvidas nenhumas, aquilo é uma conclusão muito razoável, curiosa e sobretudo ingénua. Não percebo como é que se pode pensar que aquilo é uma tentativa de fazer alguma coisa….aquilo é um percurso.

Por causa disso é que é tão denso que resiste a questões de circunstância e a criticas de trazer por casa!….aquilo tem respostas ali porque está cheio de perguntas!….que diabo! Isto é óbvio demais. Mesmo que aquilo esteja errado….está errado da maneira correcta!!

Deixe que lhe pergunte!…nunca chegou a um sitio e de imediato alguma coisa lhe desagradou?…nunca lhe aconteceu isso de uma forma sistemática no mesmo sitio?….género um café? Talvez um bar? Simplesmente lhe desagrada por qualquer razão?  Está até bem decorado, o café é bem moido, bem tirado….a imperial é fresca, as mesas grandes, as cadeiras confortáveis….a casa de banho está limpa, os empregados são indiferentes como se quer e até tem aquele strudel de maça com canela que tanto lhe agrada….no entanto existe alguma coisa ali….uma “má onda”, “demasiado queque” que lhe causa uma má…….impressão!! Bom….talvez o exemplo não seja o seu mas certo é que todos nós temos um sitio assim.

O mais curioso é que se em vez de  ir tomar o café da noite com a sua amiga, se em vez de ir beber a primeira imperial da noite de sexta-feira…..se for lá, ao mesmíssimo sitio, no sábado de manhã com o expresso debaixo do braço……voilá!….aquilo salta tudo magnificente, aqueles elementos que sabe gostar encaixam na sua preferência imediatamente e na mesa grande cabe não só o café e a água das pedras gelada, como cabe também o expresso bem espalhado e pode ficar horas ali naquelas cadeiras confortáveis….acha até piada ao empregado que meio a dormir não a chateia coisa alguma, não só não incomoda como não quer ser incomodado na sua ressaca e também enfim…..se você quiser mais um café, ou aquele strudel bem pode pedi-lo de passagem para a casa de banho!!!

De repente aquilo muda tudo sendo sempre a mesma coisa….e essa impressão que as coisas transmitem, essa sensação….aquela “vibe” que aquilo que temos pela frente nos transmite é um mistério, sempre foi…..presumo que tenha que ver com a realidade e a sua percepção e pode ser explicado de inúmeras maneiras! Espero que me explique também a sua!

Calculo que tivesse Monet chegado aqui também, não como quem chega a um lugar comum, mas sim como quem descobre de forma efectiva uma questão intemporal!…parece-me que do meio daquelas telas envolvido nas perguntas que fazia a uma tela branca até chegar ao “impressão” o caminho é curto e óbvio…..não faltem as perguntas que as respostas virão de certeza!

Agora pergunta-me com certeza o que é que esta coisa tem que ver com Vincent Cassel e com a Isabel Hupert e com Mathieu Kassovitz. Pois olhe que não tenho muita certeza, porém calculo que já esteja habituada a que eu não me faça questão de fazer muito sentido quando falo.

Mas como tinha prometido que ia tentar dar sentido ao texto vou ali buscar uma chávena de café, fumar alguns cigarros e esforçar-me por ser coerente comigo mesmo, estou certo de que conseguirei arranjar alguma coisa que ligue isto tudo…no fundo tudo está relacionado, não devo portanto estar perante uma tarefa impossível.

…….

….pois bem! Parece-me justo dizer que é claro que uma coisa é a mesma que a outra se virmos o texto da perspectiva do artífice na sua actividade técnica profissional e na maneira como geralmente se considera uma actividade transcendente essa profissão, cheia de miudezas, quando se está perante um agente cultural, um artista….e na realidade aquilo é o mesmo que fazer outra coisa qualquer….pelo menos para quem está a fazê-lo!

O que lhe parece isto tudo?

Advertisements

Entry filed under: Uncategorized.

às voltas com a arte e os ofícios!! – 3 Cantigo Negro de José.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

Blog Stats

  • 63,283 hits

%d bloggers like this: