….que belíssima conversa!!

Junho 26, 2007 at 6:31 pm 3 comentários

A Maria na sequência do meu primeiro post “conversas por Maria”, fez o comentário que por lá anda e que acho óptimo!!…

…tenho a certeza que não se importa que use….é que é uma delicia!!

Pedro,
….

Devo confessar que a questão que coloquei não foi inocente! Á dias trepei as paredes com a “acusação” de que os portugueses são racistas e discriminatórios no que aos negros portugueses respeita. Não tenho ilusões ! Há racismo em Portugal sim!

….”Há racismo em Portugal sim!!”, valha-nos isto!….opinião!…sem problema, sem rodeios….que isto é coisa que ninguém vem lêr….isto é um deserto onde se pode dizer o que se quer….e assim somos livres, temos opinião!!…grande Maria!!

...porque somos incapazes de nos colocarmos no lugar do outro, repetimos a história apondo nomes mais ou menos polidos àquilo que no passado originou a Inquisição, o Holocausto ou o Apartheid.

….sabe que mais Maria?…. isto continua assim, para nós é impensável que uma criança em vez de ir para a escola aprender e brincar vá ajudar o pai e desde muito cedo se inicie num oficio, no negócio familiar!…achamos inadmissivél a poligamia, não admitimos que se corte a mão de um ladrão, ou um apedrejamento….não aceitamos!!…ponto final!…não vai existir inicio de conversa nunca, nenhum de nós aceita verdadeiramente a diferença, não acreditamos igualdade, apenas estamos preparados para aceitar variações da nossa verdade!!

E é o medo, a incapacidade de mudar a perspectiva que nos leva a discriminarmos. Questão de sobrevivência? De domínio?

Perguntas!!….é isto que eu gosto em si!…faz perguntas!…sabe….eu gostava era de saber o que o Gasparito e mais um amigo meu de cá, o Teodoro pensam disto!….eram eles e o meu melhor “não_amigo” …. o Vasco Vidal!

…estou a terminar o segundo post das conversas que me faz ter comigo próprio, sabe que derivei para o lado das étnias?!…pois é….ando a ver sobre os povos Angolanos!

Até já Maria, obrigado!

Entry filed under: Desabafos, escrever por escrever, eu...e os dois leitores do blog!!, posts da tuga. Tags: .

“maus figados!” 1 ” maus figados!” 2

3 comentários Add your own

  • 1. maria  |  Junho 27, 2007 às 5:33 pm

    O Pedro e a Maria

    Eram duas vezes o Pedro e a Maria (sim, leu bem – duas vezes) que esta não é uma história de encantar nem os contrários são unânimes. Neste mundo de redes e de enredos quis a net que os dois se cruzassem num labirinto. O Pedro, espera Godot, a Maria, faz a Rota de Diogo Cão.

    O cenário é Angola. Esse é o ponto de partida. Pelo meio aparece o Gaspar das Tertúlias com Gin e que dá o mote para que as pedrinhas do caminho para a Casa de Chocolate – que afinal não era “Pangloss”- sejam trocadas por “palavrões” como Racismo, Colonialismo, Pedófilia ou Etnias. Hhuummm… O que é que Etnia tem a ver com Pedofilia??? Rimam???

    O Pedro lá se vai consumindo numa dieta de “Iscas sem elas” e destila bilis a jorros sem deixar de ser gentil. A Maria vai olhando para o cenário através dos olhos do Pedro como que à procura da saída. E é neste labirinto de emoções e de razões que a Maria tece opiniões. Polémicas e vulnerabilidades à parte, pois diz o Pedro que no Deserto ninguém os ouve, o Pedro sabe que a espera é infrutífera e a Maria faz perguntas para as quais não há resposta.

    E é assim que os dois procuram dar sentido àquilo que não tem sentido. É que o Mundo (pessoas incluídas) pula e avança sem que eles sejam ouvidos. Ainda que também eles sejam cheios de contradições!

    ~~~

    Pedro, Pedro, tenho medo das alturas e da ribalta e isso de me tirar da caixa de comentários para as luzes do blog deixa-me cheia de tremeliques. O que vale é que estamos no Deserto, 😉
    Obrigada!

    Responder
  • 2. pedromoraiscardoso  |  Junho 27, 2007 às 7:14 pm

    aahh!!….desde de pequenino que sonhava em ter um sitio assim!!!

    ….onde o absurdo cavaqueasse com a inteligencia. ….estes dois paragrafos fazem lembrar “os dias felizes” do becket…de facto estamos sozinhos!….vamos disparatar o mais que pudermos….ahahahahaha…eu por mim já viu que nã poupo ninguém….junte-se a mim, e se encontrarmos outro por aqui a lêr havemos de fazer comos os ingleses…..fundamos um clube!!!

    obrigado Maria, adorei!!

    Responder
  • 3. maria  |  Junho 28, 2007 às 11:51 am

    Pedro,

    Num mundo de solidões alienadas eu prefiro fazer parte do Clube dos Poetas Vivos. Apesar das minhas contradições e dos podres da humanidade, as suas auroras, que levei para aqui (permesso!)http://aquazensia.wordpress.com/2007/06/28/auroras-dangola/, são renovadoras e prometem equilíbrios. Conte comigo!

    Responder

Deixe uma Resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

Blog Stats

  • 62,851 hits

