… a vida para lá do “deficit” ou o porquê de ser Português!

Junho 13, 2007 at 1:58 am 2 comentários

….hoje tive a opurtunidade de conversar com um Angolano de altissíma qualidade e como sempre que estou com alguém de inteligente e interessante, esforço-me por manter a conversa em bom nivél….às vezes consigo apesar da minha mediocridade e esta foi uma dessas vezes.

A conversa andou por variadíssimas nuances, assuntos e prespectivas….falou-se da musica, do hipo-hop angolano….conversou-se sobre a normalidade, o mainstream….sobre a importância relativa das coisas, sobre “confundência” , um termo que foi inventado pelo Gaspar o meu parceiro de conversa. Andámos discutindo o que vai mal, o que tem de se vêr melhor antes de falar por falar, debatemos a cidadania e o comunismo…. esse ” bilhete para lado nenhum”….recitei-lhe partes da trova do vento que passa e ouvi o que é que espera a geração dos “oitenta” de Angola.

Acabei que falei de portugal e do colonialismo….claro!….não me parece elegante evitar isso com gente de massa cinzenta e dei comigo a sentir-me como sempre português!!…curioso é que não me lembrei do déficite nem da OTA….e fui lembrando ao meu amigo Gaspar que “há sempre alguém que resiste…há sempre alguém que diz não!”…ha sempre alguem que viu a noite crescer dentro dos homens do meu pais! e que acreditou que mesmo na mais densa escuridao, em tempos de servidao…ha sempre alguem que semeia…cancoes no vento que passa!…e que Gasparito…nos andamos humilhados tambem, escondendo palavras que morriam antes de nascer….nos somos os filhos do colono, da propaganda, da ingnomia da reeducacao do teu povo….mas nunca fomos Salazaristas, e andamos exilados, expatriados e andamos tambem resistindo!…andamos dizendo que nao!…e aquilo que vos subjugou, que nos humilhou e privou…acabou perecendo as nossas maos havidas de liberdade e as vossas armas sedentas de auto determinacao!….como sempre dizes…estamos juntos!

….fomos dar, claro, à colonização….e eu…” bom! vamos ver aqui se nos entendemos!…..se eu disser que estamos a colonizar a lua…ou marte ou diabo a quatro, achamos isso uma coisa magnifica….é de gente evoluida colonizar coisas dessas!”

….”ora….pois isto é exactamente relativo!…daqui a quinhentos anos hão-de estar a crucificar estes herois de hoje que espezinharam coisas microscópicas em saturno num genocidio medonho!”

…e cheguei ao amago da minha portugalidade!….” pois Gaspar!….a história de portugal e do colonialismo não penses que é covarde….não é ….SÓ covarde!….também lá há disso e africa, os povos africanos são exemplo disso….de uma diferença brutal de forças em presença….mas aquilo, à luz da época…..enfim…tinhamos aqui pano para mangas…..Mas mesmo há luz de hoje não existe só disso, áfrica foi um dos destinos….e o resto?!?….os actos absolutamente heróicos dos Portugueses…..pelas mesmas causas, erradas!….mas histórias de coragem absoluta…de intrepidez…..queres ouvir uma?!?”

…ele quis…ou então eu obriguei, já não me lembro bem!…e comecei a ler um excerto de ” D. Manuel I e a epopeia dos descobrimentos”….livro do Mario Domingues.

…”repara bem Gaspar, tás a ver o golfo pérsico, este mesmo onde andam ainda hoje a fazer história!”….”..bom ali a peninsula arábica?…óptimo, do lado esquerdo, do lado de africa…..estreito de Ormuz é a entrada!….era uma cidade mitíca, uma ilha de negócio entre o oriente e o ocidente….os arabes!…claro!…a fazer negócio com aquela gente das indias e mais além até á china….quem dominava essa parte do mundo era o Império Persa….o maior dos impérios da história do mundo!….dominava essa parte porque não conhecia ou não se interessava por mais nenhuma…senão!….hum…senão era o diabo!!”….”pois bem…escuta lá!”

…e citando então o Mario Domingues

” A 24 de Setembro de 1507 a esquadra lusitana entrava na vasta baia de que se abre em frente da famosa cidade de Ormuz….quando de súbito o sol rasgou a névoa, uma exclamação maravilhada soltou-se do peito dos tripulantes das seis naus. Viam confirmado o velho rifão árabe que afirmava: O mundo é um anel que tem Ormuz por pedra preciosa.”

….anh?…já viste?…aquilo era uma civilização poderosa….milinar!…uma coisa mimosa!

….aglomeravam-se em torno embarcações dos mais variados tamanhos e feitios…..aquela enorme nau, a maior de todas que se viam no porto, pertencia ao rei de Cambaia; deslocava novecentas”…repara gaspar!!…” novecentas toneladas e contava mais de mil homens de guarnição. Mais além, achava-se outro navio de imponente porte; tratava-se de um galeão gigantesco….e ainda faltavam, no meio daquele formigueiro de embarcações, os barcos de Coje Atar…”

….formigueiro de embarcações….hum?!?….naquela baia histórica….e seis naus pequenitas com um punhado desse portugueses de tempêra de aço!…já vistes isto?….mas agora repara bem….aquilo os Portuguese mandaram dizer que em nome de el rei e tal queriam ficar a mandar naquilo e etc….e os de Ormuz?!?….nada, respostas vagas de “…pera ai que já falamos” e coisas assim!….o Afonso de Albuquerque…..Albuquerque….são estas coisas que eu gosto na história….é que foi feita por gente….e ainda é assim hoje em dia, anda por gente a fazer a história!!….este Albuquerque, este herói era uma pessoa, um tipo de carne e osso…olha eu namorei com uma miuda….Ana Rute…de Albuquerque…..de alguma maneira é familia…entendes, estes gajos eram os tetravós da minha gente!…genial.

…vê bem o que sucedeu.

“…Albuquerque reuniu o conselho de capitães e fidalgos (perante as evasivas dos mouros) e, antes que tivesse tempo de expôr o seu pensamento, escutou protestos de todos os lados. Aqueles homens irritadiços acusavam-no de vir meter-se na boca do lobo.”…..esta tirada é um mimo!…” Não sairia dali um Português com vida”

…o gajo fez tábua raza daquilo…aquilo é coisa de tuga, é o queixume nacional!…esperou mais uns dias e mandou esta missiva ao rei daquela cidade explêndida….guardada pelo tal formigueiro de embarcações e por milhares de soldados em terra!

“…levareis a el-rei de Ormuz uma mensagem! Dir-lhe-eis que El-Rei D. Manuel, senhor dos mares, me enviou a solicitar a sua amizade…” e esta parte é deliciosa!…“…sua amizade e a oferecer-lhe a honra de ser seu vassalo e pagar-lhe tributo, pelo que me troca o defenderei de todos os inimigos.”….isto é um assombro!…“Se recusar, terei de destruir-lhe a cidade e os navios. El-rei de ormuz que escolha a paz ou a guerra. Se preferir a guerra, será melhor para nós, porque a cidade é rica e a sua posse muito agradaria a El-rei meu senhor….e a minha gente anda ávida de bons despojos”

…é duma desfaçatez brutal….seis navios, um punhado de gente e uma vontade de ferro!….assim gaspar se fez também a história de do meu País….de coragem e de cobardia….pelas razões erradas, mas sempre sem virar costas a uma boa batalha!

….bom eu podia lêr agora isto da batalha e da maneira como de surpresa os Tugas mandaram a pique navios ás dezenas, malbarataram a restante frota e persiguiram os fugitivos sem lhes dar descanso!

….depois de dispersa a frota maritima, bombardearam a cidade o quanto puderam e desembarcaram aquela meia dúzia de guerreiros intrépidos….lançaram-se á cidade e aos inumeros soldados do rei de Ormuz e deram por conquistada a cidade em menos de quinze dias

…..aquilo era gente de se temer!…eram homens que….porra….não se fazia farinha com aquela gente!

….é por estas e por outras que eu sou português e não me escondo disso!!

Entry filed under: eu...e os dois leitores do blog!!, Jornadas e descaminhos, posts da tuga, posts do curto-te_bué. Tags: .

andava a navegar e dei com esta preciosidade!! … a vox populis e aquilo que nasce torto!

2 comentários Add your own

  • 1. maria  |  Junho 15, 2007 às 3:23 pm

    Caro Pedro,

    E com que entusiasmo se sente que gosta de ser um tuga. Parabéns mais uma vez pelo sentido de humor e pelo que de genuíno há em si. Gostei mesmo daquela da colonização da Lua, Marte e Saturno e do genocídio microscópico. Ah! Albuquerque!!!Esse tuga era um visionário! Um vanguardista!

    Acredito que o seu amigo Gaspar ainda só tem os olhos postos no passado. Que dirá ele daqui a uns anitos quando perceber que os chineses foram para ficar e deixar os angolanos todos com os olhos em bico…

    Bom fim de semana por aí!

    Responder
  • 2. pedromoraiscardoso  |  Junho 15, 2007 às 4:44 pm

    Maria…como está?

    ….ainda a lêr os meus disparates?…..deixa-me lisonjeado.

    Sabe…gostava de lhe apresentar o Gaspar, o miudo é aquilo que antigamente se chamava de ” bom moço!”. E é mesmo, é um gentlementan, educadissimo com os mais velhos, trabalhador e a Maria estou certo que ia adorá-lo!

    Mas é mais ainda é um miudo vivido, com 27 anos passou por tudo aqui…tudo o que se passou entre Angolanos, claro está…é inteligente, sagaz…atento e curioso….olhe é de tal ordem, é de tão elevado nivel cultural e intelectual que se pode discutir isto com ele!….e até já se marcou nova tertúlia para este fim de semana!!!

    Mas a Maria tem muitissima razão, não com este gaspar em concreto, mas com os gaspares de angola que….com razão ainda olham para trás!….mas que não conseguem de lá tirar os olhos…..esse é um dos maiores riscos para esta geração decisiva no futuro de Angola…olhe…já sei!!

    ….venha tomar um Gin connosco!…traga só uns amendoins e falaremos mais, venha me dar ajuda….eu estava a pensar em citar umas passagens do nosso pioneirismo na liberdade do pensamento….genero, grito do ipiranga….a vila francada e as pilhérias com os miguelistas!….conto consigo?

    ….ah que era bom!

    Muito obrigado pela visita….vá falando comigo, mande-me coisas que voçê deve ser uma conversadora interessantissima!!

    Pedro Morais Cardoso

    PS: Isto é uma sem-vergonhisse mas eu não resisto….os Angolanos acreditam que esta estória dos chineses que vão ficando vai dar….calcule….as mulatas mais lindas d`´africa…assim de olhos rasgados e tal!….já viu o que meia dúzia homens quando se junta é capaz de pensar!!

    Responder

Deixe uma Resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

Blog Stats

  • 62,851 hits

