…os nomes das coisas

Maio 1, 2006 at 9:09 pm 1 comentário

Nem sei porque carga de água estou a usar esta foto mas pronto apeteceu-me porque a tirei faz pouco tempo!!…é de uma vila no sul do país chamada chibia e por acaso até vem ao….caso.

O caso é que nem sempre se percebe de onde é que veem os nomes das localidades por onde passamos…..em Portugal a minha pátria a minha nação a minha gente temos o hábito de dar nomes esquisitos às coisas e não é à toa que existem sitios chamados COINA…Venda das Raparigas..À dos Cunhados…ou Serzedelo!

Aqui em Angola também não é diferente, com a agravante de se não entender patavina dos nomes, agora Angolanos, dos vários lugares por onde se passa.

No entanto existe um estranhissimo não tanto pelo nome em si mas pela dificuldade de se associar o nome ao lugar é asim chamado….BURACO.

Ora bem como se pode verificar este sitio paradisiaco que se pode ver aqui em baixo faz tudo menos lembrar a palavra buraco!!

Mas não pensem que eu sou a única pessoa que estranha este equivoco….vou transcrever algumas palavritas que troquei sobre o assunto com o pessoal que geralmente vai para ali.

EU; ouve lá!…porque raio se chama a isto buraco?!?
TIAGO; …deixa chamar….é da maneira que eles não veem para cá!!

EU; …paulo..sabes porque é que isto se chama buraco?
PAULO; … buraco? não, não sei ….nunca tinha dado conta….por acaso não tem nada a haver!

EU; …isto chama-se buraco porquê?…não tem nada de buraco!!
ANA; Se calhar é porque isto é longe
EU; ….mas e então?
ANA; Buraco no fim do mundo….e ficou só buraco!

FRANCISCO; …..pá buraco, deve ser dos buracos na estrada…por causa do caminho.

…..e por ai em diante, sempre com evasivas….sempre com invenções e teorias mas …..sem pre sem resposta.

Se calhar nem tem uma explicação….pelo que me contam aquele sitio magnifico onde custumamos ir fazer praia era uma exploração de gado!….pastavam ali vacas aos pontapés….e também por ai não se entende de onde vem o nome que agora lhe chamam.

….como também sou filho de deus, resolvi também fazer a estótia do nome….eu acho que o pessoal quando começou a ir de carro para ali, nos Jipes, começou a desbravar aquilo…..quem conhece o caminho sabe que é pavoroso….é realmente cheio de altos e baixos…..primeiro numa selva de ervas daninhas e arbustros….quando chove aquilo é um inferno literal….depois tem de se passar junto a uma zona pantanosa…..meio areia meio água cheia de mangais….aquilo não é sitio para carros como é claro e finalmente liga-se o 4×4 para entra na areia que é uma extensão até ao sitio que custumamos ficar de pelo menos 1 kilometro….já lá ficaram enterradas várias viaturas e até eu que não sou gajo de ir muito para essas coisas já tive de lá tirar dois deles….à custa de muita escavadela e pôr paus a ver se o carro agarrava tração à areia.

pois claro que aquilo não é para se fazer com este tipo de transporte e provavelmente a população local quando via a malta nestes preparos a ir em direcção aquilo tudo….devia dizer na sua sabedoria popular que deveriam era ir de barco…..pois tá claro quem conhece a malta daqui a falar os dialetos impronunciaveis sabe que isto devia soar a qualquer coisa como ” dubarco !!”….ouvido ao longe…..de janelas abertas que naquele tempo não havia ar condicionado….com o vento a bater…..já se vê.

Os camaradas a cascar no pessoal por acharem ridiculo ir para ali naquele transporte desadequado e a malta a pensar que eles tão a dizer buraco que é como a terra se chama!!!

….se não assim….olha pelo menos é mais uma teoria!

Entry filed under: escrever por escrever, Uncategorized. Tags: .

….a adrenalina de um bom flop!! Ele há coisas do diavo!!

1 Comentário Add your own

Deixe uma Resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

Blog Stats

  • 62,841 hits

