….a adrenalina de um bom flop!!

Abril 28, 2006 at 8:51 pm Deixe um comentário

…hoje sinto-me terrivelmente bem….costuma ser assim, são os sintomas de um bom flop.

primeiro começo a ficar cada vez mais quieto e a ouvir mais jazz confuso, agora é charlie parker e thelonius monk, fico preso ao sofá sem falar de telefone desligado sem ter ninguém à volta a cismar nas paredes brancas, na maneira como a luz de chão se reflete na parede, na marca do televisor….como é que aquilo é feito, quantas peças.?….como é que foi inventado?…..como é que o leitor de cd`s sabe cantar tão bem….aquilo é lazer?!?….a planta ali ao canto….a fotossintese….a luz….o sol…a minha cama….como é que vou fazê-la….será um sumiê?…..mas tem de ter rodas…curtia que fosse em vidro….será que aguenta?…tem de ser madeira….bom é um sem fim de pensamentos sobre quase nada!!!

depois vem a fase do ” granda-ideia-que-eu-tive-tenho-de-passá-la-á-prática”….uma vez foi uma coisa absolutamente brilhante…..fazer um candeeiro apartir de um tambor de máquina de lavar roupa.
Aquilo era excepcional!!….uma verdadeira maravilha, a boca do tambor ficaria virada para baixo….proporcionando um volume cilindrico oco….bastava que lhe pusesse umas rodas para que ganhasse mobilidade e na parte de dentro instalar uma luz que fosse regulável….de preferência flurescente, se a luz tivesse intensidade suficiente talvez fizesse um efeito do tipo ” a luz passa nos buracos da malha do tambor e aparece em riscos magnificos em todas as direcções”….acreditem ou não são palavras minhas ao melhor amigo do mundo, o valos…mas não ficava por aqui, pretendia-se também que o topo do candeeiro fosse utilizável, para servir simultaneamente como mesa de centro….bastava para isso arranjar um vidro redondo à medida, até poderia ser fosco com um poema ou excerto de poema lá gravado, quando aceso de certeza que se veria bem o poema…..foi uma ideia fabulosa, aquilo seria um objecto do melhor que já se viu desde a invenção das cafeteiras de ferro que o meu avô usa!!

…tinha até já ideia de que o poema seria ” são como deuses” do manuel alegre….o problema foram os promenores…..começei que nunca arranjei o tal tambor de máquina de lavar, andei durante uns tempos de olho nos caixotes do lixo de lisboa a ver “respigava” um, mas geralmente quando as pessoas se livram de uma máquina de lavar fazem-no por inteiro e desmontar coisas desses genero é uma ciencia oculta que nunca dominei! ….mas não era só isso, quem me conhece sabe que de electricista a única coisa que tenho é saber tocar piano!!….ou seja NADA…é com extrema dificuldade que percebo como é que de água em movimento se consegue por exemplo fazer trabalhar uma televisão ou um ” 1-2-3-da molinex”…acho estranhissimo

…donde se infere que mesmo passado o primeiro problema nunca passaria o segundo

….asseguir teria de defrontar-me inevitávelmente com a aplicação das rodas…..brobequim, não tenho…..assentar em justaposição com apertos de porcas e outras coisas dificeis dois pares de rodas, é uma tarefa que me ia dar água pelas barbas de certeza….pois foi assim que definhou o projecto….esbarrou na minha inépcia para a bricolage….assim mesmo!!

Outro flop que eu me lembrei um dia foi com o fred….o fred para estas minhas cenas tem aquilo a que se chama uma ” paciencia de job” e portanto deixou-me levar a ideia até eu realizar o flop que tinha em mãos!…é de amigo.

…..na altura estava em voga o voyeurismo….por causa do ” big brother” e eu estava tentado a fazer uma ….uma….imagine-se…instalação video.

Claro que o fred delirou logo…na altura andavamos os dois numa de cultura intelectual profunda e ainda por cima ele tinha começado o curso de arquitectura, ele próprio tinha feito um trabalho em video comigo como incentivador principal em que mostrava prespectivas com uma camara de filmar a filmar a televisão onde a imagem estava a ser projecta…( se não perceberam leiam a parte onde diz “dois numa de cultura intelectual profunda”) foi absolutamente genial o fred nesse trabalho e vai dai que imbuidos deste espirito dissertamos sobre o meu projecto

…..o que eu queria fazer era uma coisa do tipo, arranjar uma portada de janela daquelas que se usam em lisboa….de madeira, ás ripinhas. e por trás da portada fazer uma colagem com temas de voyeurismo…..violações, pedofilia, gajas nuas, sexo explicito, acidentes de viação etc….queria no meio dessa confusão fazer com que o ambiente fosse escuro com pouca luz e para isso estava disposto a pôr uma televisão lá dentro, até para chamar a atenção, com uma discussão entre duas pessoas até chegar ás vias de facto!! …não é absolutamente genial?!?

….nós na altura assim o achámos….tipo vias a portada e portanto não vias nada lá para dentro, mas como ouvias o barulho ias espreitar pelas ripas, como as ripas teem uma inclinação não consegues ver tudo e vais espreitando mais acima mais abaixo….cada vez mais curioso e cada vez mais ……voyeur…..é genial!!…..foi mais um flop!! …a única coisa que se conseguio foi a tal portada….em casa do pai do fred quando mudou as janelas de madeira para aluminio, já nessa altura a ideia tinha esfriado…no entanto á cautela lá deixamos na cave guardada uma das portadas para o tal projecto….talvez um dia passe da ideia até lá….flop!!

….agora tou em luanda e tive mais uma ideia brilhante!! é por isso que ando cheio de adrenalina a contar a toda a gente e a ver se melhoro a ideia…..para depois pô-la na gaveta….entretanto vou escrevendo estes disparates.

Entry filed under: art_attack, escrever por escrever, Uncategorized. Tags: .

Para atravessar contigo o deserto do mundo …os nomes das coisas

Deixe uma Resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

Blog Stats

  • 62,851 hits

