113727175542760483

Janeiro 14, 2006 at 8:54 pm Deixe um comentário

As coisas que eu leio

O Pacto I ( no seguimento do último post)

…eu não sabia! o que não é de espantar porque eu sou um olímpico ignorante, que a Africa do sul começou por ser uma “não-colónia”. Isto é os territórios do cabo começaram por não pertencer a ninguém e foram utilizados assim durante muito tempo.

A utilização deste territórios era engraçadissima. Os marinheiros que se deslocavam em direcção ao oriente e de volta á europa geralmente paravam no cabo……desembarcavam em barquinhos de remos…..dirigiam-se aos montes que por ali existiam…..levantavam umas pedras e deixavam lá cartas dirigidas aos seus familiares e etc…..recolhiam as que lá existiam se se dirigissem a destinos próximos dos seus e voltavam a embarcar.

Chamavam a isto ” as pedras correio”. Os marinheiros faziam-no indiferentes ás disputas que se travavam nessa altura entre as potências maritimas e militares que queriam controlar o trafego maritimo e as trocas comerciais com oriente e seria perfeitamente possivel que um português deixasse uma carta para Lisboa e quando chegasse a java se defrontasse com um holandês numa batalha, esse holandês na refrega lhe enfiasse uma espada no bucho e depois no caminho para amsterdão apanhasse a carta e mandasse entregar em lisboa á familia do coitado, isto tudo sem claro saberem da nada!……é ridiculo.

Asssim foi durante muito tempo até acontecer uma coisa ainda mais idiota…..um barco holandês, ” Harleem” a caminho de ir buscar cartas aproxima-se da costa na altura em que está a entra um swell gigantesco. Óbvio que se virou, virar não se virou mas acbou despedaçado contra as rochas. Os marinheiros claro fugiram a sete pés nas xalupas que tinham á mão e salvaram o máximo de carga possivel ficando na praia á espera de melhores dia, construiram uma fortificação para se defenderem e assim iniciaram a história de uma das mais bem sucedidas colónias de sempre.

Isto eu também não sabia! não sabia que antes de ser Inglesa era Holandesa, mas foi! A companhia que controlava este negócio das indias para os holandeses chamava-se ” Os Senhores XVII” e passou a utilizar o território, agora holandês, para ponto de apoio á navegação…..e é isto que eu gosto na história!…estas manigâncias, estes disparates….os tipos não queriam ali formar cidades, nem fazer daquilo exactamente uma coisa civilizada. Eles não tinham interesse nenhum particular porque na altura não se via nenhuma riqueza que lhes pudesse dar lucro dali. O que aconteceu foi que dois ou três teimosos, como o são todos os calvinistas acharam que deus os mandou para ali para alguma coisa e ali quiseram ficar, no meio de nada…..rigorosamente nada a não ser mato e uns seres castanhos estranhissimos que tinham vacas domesticadas.

Posto isto havia que lhes dar alguma finalidade comercial e a companhia resolveu que aqueles teimosos iriam fazer vinho, uma vez que o vinho transportado da europa geralmente não sobrevivia á viagem e em java era muito apreciado. Claro está que para fazer bom vinho é preciso mais do que teimosia e o que lá produzia era tão paupérrimo que acabou a ser utilizado como vinagre de conservação!!

…..foi assim que foram enviados os primeiro colonos para a África do sul…..hunguenotes ( protestantes franceses) fugidos da Catarina de Médicis e da chacina que promoveu em 25 de agosto de 1572 chamaram a isto entre outros nomes a chacina do Dia de S. Bartolomeu. Foram enviados para a África do sul para ensinarem, a meia dúzia de teimosos que de lá não queria sair, a fazer bom vinho.

Cartas debaixo de pedras, um naufrágio, meia duzia de teimosos e mau vinho em java! …és o que foi necessário para que se começasse a construir uma das mais notáveis nações da história do mundo…..é absolutamente incrivel! Mas não só é verdade como é disto que é feita a história.

….acho que continuarei a postar sobre isto.

Advertisements

Entry filed under: Uncategorized.

113701519377864318 113741831356540231

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Categorias

Blog Stats

  • 63,280 hits

%d bloggers like this: